PorkExpo LATAM debate estratégias de vendas dos suinocultores

Publicado em 06/11/2023 08:19
Criadores precisam aproveitar o bom momento de custos de produção em baixa e aumento do consumo interno e das exportações

Aproveitar o bom momento de produção, custos em baixa, vendas externas recordes e apetite crescente do brasileiro pela carne suína. Esse é o grande desafio dos empreendedores brasileiros envolvidos com a cadeia produtiva da proteína ainda líder no consumo mundial no fim de 2023 e nos próximos sete anos. E as respostas podem surgir durante um momento mais do que especial na programação da ‘PORKEXPO LATAM 2023 & 11º CONGRESSO LATINO AMERICANO DE SUINOCULTURA’, que começa nesta terça-feira, dia 7 de novembro, e prossegue até o dia 9 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. 

Será a apresentação do Engenheiro Agrônomo, Publicitário, Especialista em Vendas e Atendimento ao Produtor Rural Nathan Lima, a partir das 14h20m, no dia 8 de novembro, segundo dia de palestras da Porkexpo 2023. Nathan atuou durante seis anos com as cooperativas e outros quatro anos em representações comerciais do agronegócio e consultorias agronômicas, vivendo de perto a realidade do produtor rural. “Já fui responsável técnico por 1.100 hectares de plantio na Região Oeste do Paraná e hoje posso entregar todo o meu conhecimento adquirido em mais de onze anos de mercado à profissionais de venda e produtores do Brasil e Paraguai. Quero dividir desafios e procedimentos para a cadeia poder negociar o melhor possível o produto nobre que cultiva para alimentar brasileiros e populações do mundo inteiro”, afirma Nathan.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que em 2023, pela primeira vez na história, a média mensal das exportações de carne suína superou o patamar de 100 mil toneladas. As vendas externas cravaram pouco mais de um milhão de toneladas em outubro e vão quebrar novo recorde histórico no fim do ano. No front interno, o consumo também promete marca inédita, emplacando uma média de 22 quilos por habitante. É mais do que hora de planejar e investir em técnicas de comercialização tão importantes quanto saber produzir a carne. Equilibrar a oferta de animais em peso ideal para abate, alongar as entregas ao longo dos meses e das estações climáticas e negociar a qualidade dos lotes comercializados. “Vender é uma técnica tão importante quanto produzir. Exige bons profissionais, análise de inúmeros fatores e transações com clientes que garantem valores maiores para os lotes de suínos vivos e também pela qualidade das carcaças”, reforça Nathan Lima.

São estratégias que envolvem outras inúmeras questões, como controle da liquidez, observação dos criadores que desistem da atividade, compras de insumos em grupos, procura por abatedouros mais sofisticados em termos de cortes e nichos de mercado. E sempre, sempre, acompanhar a evolução dos preços no atacado e no varejo das proteínas concorrentes, como carne bovina, de frango e de peixes. 

O XI Congresso Latino Americano de Suinocultura deste ano tem como grande novidade a concentração de palestras em uma única sala, possibilitando aos participantes um maior aproveitamento do conteúdo educacional. Serão abordados temas como biossegurança, mercado, marketing, vendas, nutrição, saúde animal, inteligência artificial, big data e gestão.

O público vai acompanhar a apresentação de todas as novas tecnologias e os últimos resultados das pesquisas envolvendo a Suinocultura Mundial por meio de palestras e painéis temáticos, com mesas redondas envolvendo palestrantes e lideranças, em um formato dinâmico e envolvente.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é patrocinador da PORKEXPO LATAM 2023 & XI Congresso Latino-Americano de Suinocultura. 

E os dois eventos tem como parceiros e patrocinadores as empresas AGROZOOTEC, NUTTRIA, KOBRATEC, EXATTA, NUTROMATIC, FAIRTEK, CHP BRASIL, MSCHIPPERS, ZAAMP, RESISTEX, LEROAGRO, ZARDO, IMV, ANIMALNUTRI, ECOFILTRO, SER BRASIL, CLOUDFARMS, BREEDERS, BIOFARMCHECK, AGRONUTRI, MCASSAB, ORDEMILK, FARENZENA, NANOLIKE, GRANJA PERU, VACCINAR, YES, SALMIX, ROBOAGRO, TROUW NUTRITION, PERSTORP, SUINORTE,STA, VITAMIX, CHR HANSEN, AJINOMOTO e GASCO.

PORKEXPO LATAM 2023
11º CONGRESSO LATINO AMERICANO DE SUINOCULTURA
1º CONGRESSO NACIONAL MULHERES DA SUINOCULTURA

7 a 9 de Novembro de 2023
Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention,  Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Website: www.porkexpo.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined