IZ comemora Dia do Ovo com pesquisas e serviços que contribuem para melhor qualidade do alimento e bem-estar animal
Celebrado na segunda sexta-feira de Outubro, o Dia Mundial do Ovo tem como finalidade destacar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos para a dieta humana. Rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, A, E, K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco e carotenóides, o ovo está entre os alimentos de maior valor nutricional. Além disso, é um dos alimentos proteicos de origem animal mais acessível, favorecendo a sua disponibilidade para todas as classes sociais.
Contribuindo com suas pesquisas para maior produtividade e melhor qualidade dos ovos, o Laboratório de Qualidade de Aves e Ovos (LAAVIZ) do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve estudos nas áreas de nutrição, manejo, etologia, ambiência, bem-estar animal, fisiologia e qualidade de ovos, validando e transferindo tecnologias que contribuem para toda a cadeia produtiva.
Além das pesquisas, o LAAVIZ também presta serviço de avaliação de ovos, contribuindo para o trabalho de outras instituições ou empresas. São realizadas pelo laboratório as avaliações qualitativas (peso, cor de gema, altura de albumém, espessura de casca, resistência de casca, unidade Haugh), centesimal (porcentagem de casca, gema, albúmen) e de casca (pigmentação, espessura, porosidade e densidade). “Além da avaliação de ovos também realizamos avaliação intestinal das aves (histologia de tecidos intestinais, ósseos e microbiota de conteúdo intestinal), incubação e desenvolvimento fetal (avaliação de incubadoras, taxas de eclodibilidade e viabilidade), desempenho produtivo realizado no aviário experimental (avaliação de dietas, linhagens, consumo de água), ambiência (temperatura, umidade relativa, construções, etc) e confecção de peças anatômicas para fins didáticos e de ou pesquisa, que também contribuem para a qualidade dos ovos”, comenta o pesquisador do IZ José Evandro de Moraes.
Segundo o especialista, os usuários do laboratório são, em sua maioria, representantes de empresas de nutrição, equipamentos e insumos, sendo outra parcela formada por produtores independentes e estudantes de graduação e pós-graduação de outras instituições de pesquisa ou universidades, além de parceiros de pesquisa de outras unidades da APTA, prefeituras etc.
“Ocupamos uma área de aproximadamente quatro hectares e, desde o início de suas atividades, em 2015, o laboratório já soma cinco prêmios de pesquisa, mais de 180 publicações em diversos meios, uma média de 200 amostras analisadas mensalmente e mais de 90 palestras e entrevistas com foco nos interesses de alunos, produtores comerciais e de subsistência, cumprindo sua missão e devolvendo à sociedade conhecimento e serviços de qualidade, acessíveis a todos os grupos de interesse em avicultura”, conclui Moraes.
Para saber mais sobre o Laboratório de Qualidade de Aves e Ovos (LAAVIZ), acesse: