Entidades e Serviço Oficial se reúnem para avaliar o ano de entrada da influenza aviária em aves silvestres no RS
Na última sexta feira 06 de outubro gestores do Comitê de Enfrentamento e Prevenção a Influenza Aviária do RS e Fundesa se reuniram na sede da O.A.RS (Asgav/Sipargs) para uma avaliação das atividades no ano de 2023 e definir novas ações e diretrizes para os próximos meses e próximo ano.
Leia mais:
+ Casos de gripe aviária no Brasil sobem para 120; mais dois mamíferos marinhos detectados no RS
Passados 10 meses do ano de 2023, marcado pela entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil, gestores do comitê de enfrentamento e prevenção a Influenza Aviária se reuniram para uma análise retrospectiva do ano, avaliando as ações e atividades realizadas e definindo novos passos para o fortalecimento da defesa sanitária no estado.
Na ocasião, representando o Ministério da Agricultura participaram o Dr. Luiz Otávio Amaro da Silveira, Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal e a Dra. Tais Barnasque, Auditora Fiscal Federal Agropecuário do Departamento de Saúde Animal, onde fizeram um report das ações e atividades realizadas no ano destacando a interatividade do Serviço Veterinário Oficial e iniciativa privada frente às diversas ações realizadas e que garantiram o isolamento e erradicação do único foco de I.A em aves
silvestres detectado nas proximidades da reserva ecológica do Taim.
A Dra. Ananda Kowalski e Dra. Grazziane Rigon, Fiscais Estaduais Agropecuários da SEAPI/RS, fizeram uma avaliação das ações realizadas reiterando a importância da interatividade entre Serviço Veterinário Oficial e setor avícola, mas também fizeram algumas ponderações sobre a necessidade de melhor eficácia na adoção das medidas de biosseguridade em alguns estabelecimentos avícolas.
Por parte do FUNDESA, o Presidente Rogério Kerber registrou que o fundo sempre atendeu com prioridade as demandas do Serviço Veterinário Oficial e Iniciativa Privada para ações de enfrentamento da I.A e que continua a disposição para manter o respaldo no que se refere a recursos e mobilização.
O Presidente do Conselho Diretivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), Nestor Freiberger, também fez suas avaliações do ano e reforçou que é preciso união de esforços para proteger nossa avicultura e a sanidade avícola que é um patrimônio para o estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O Secretário adjunto da SEAPI/RS, Dr. Márcio Madalena, registrou a importância de comunicar para o exterior ações e programas de sanidade que são adotados no Estado e que tem garantido a sanidade no plantel avícola comercial.
“Este encontro cumpriu com o propósito previamente definido, pois conseguimos avaliar as atividades realizadas até o momento no que se refere ao enfrentamento à Influenza Aviária e definir outras atividades que farão parte de nossas ações futuras”, comentou José Eduardo dos Santos - Presidente Executivo da O.A.RS (Asgav/Sipargs)
Durante a reunião também foi abordado os casos recentes de I.A em animais marinhos, onde SEAPI, MAPA e Prefeituras das regiões onde foram encontrados os animais estão adotando as medias necessárias para isolamento e contenção de possíveis focos.