OMSA declara Argentina como país livre de influenza aviária

Publicado em 17/08/2023 10:07

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), validou através da publicação em seu site oficial, o relatório enviado pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar e Agrícola (Senasa) da Argentina, no qual o país se autodeclara livre de Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP), seguindo as recomendações do organismo internacional, após o fechamento do último surto em aves comerciais.

No que diz respeito ao comércio internacional, esta validação e publicação do relatório sobre a situação sanitária da Argentina como livre da doença pela OMSA, destina-se a recuperar os mercados de exportação do país.

Dada a culminação das ações sanitárias no último surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves (circuito comercial), o Senasa apresentou à OMSA um documento detalhado com todas as ações sanitárias realizadas desde o início do surto, que apóiam e sustentam a condição atual da Argentina como um país livre da doença.

Decorridos mais de 28 dias desde a conclusão das tarefas de despovoamento, que incluem a eliminação final e limpeza e desinfecção das explorações afectadas, conseguiu-se o encerramento do último dos 18 focos de IAAP em estabelecimentos comerciais registados no território.

Da mesma forma, desde junho deste ano, não foram detectados novos surtos em aves, de acordo com a vigilância epidemiológica aplicada. Nesse sentido, o documento elaborado pela Direção Nacional de Sanidade Animal (DNSA) do Senasa descreve as medidas adotadas desde a confirmação do primeiro foco em fevereiro de 2023, as ações de abate e desinfecção e a vigilância epidemiológica realizadas, que respaldam o país livre status de acordo com o Artigo 10.4.6 do Código de Saúde Animal Terrestre da OMSA.

Da mesma forma, o trabalho para o reconhecimento do zoneamento do HPAI com os países de destino da mercadoria continua ativo e priorizado , a fim de alcançar a máxima estabilidade para o comércio dos produtos de nosso país, levando em consideração a possibilidade de um novo surto.

Fonte: Senasa - Argentina

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined