Governo do Estado atende demandas solicitadas pela a ACSURS

Publicado em 08/08/2023 11:53

Depois de muitas reuniões, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), atendeu duas demandas solicitadas pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACUSRS).

A entidade que sempre está em busca de alternativas para manter a viabilidade do setor e consequentemente a redução dos custos de produção, recebeu do órgão público, um retorno positivo, conquistando assim, a manutenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) praticado sobre as vendas interestaduais de suínos vivos, em 6%. A alíquota que foi reduzida em 50%, será válida até o mês de julho de 2024 para produtores rurais (pessoa física).

Já o ICMS aplicado sobre a compra de óleo de soja, utilizado para a alimentação dos suínos, que era de 12%, passou a ser isento, seguindo o que foi solicitado pela ACSURS.

O presidente da entidade, Valdecir Luis Folador, ressalta que as demandas não trarão benefícios frente a suinocultores de outros estados e nem vantagens sobre o Governo Estado do Rio Grande do Sul.

“Com estas demandas buscamos equilibrar a competitividade do mercado, possibilitando que o suinocultor gaúcho trabalhe de igual para igual. Assim como, reduzir os custos de produção, visto que, nos últimos dois anos, o suinocultor vem trabalhando com prejuízos”, justifica Folador.

As demandas da ACSURS foram apresentadas através do Grupo de Trabalho da Proteína Animal, que tem como objetivo formular medidas de socorro a agroindústrias de proteína animal oriundas das cadeias produtivas do frango, suínos e leite.

Fonte: ACSURS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined