Ministério do Meio Ambiente institui Centro de Operação de Emergência para gripe aviária

Publicado em 27/07/2023 09:06
Objetivo é acompanhar, propor e coordenar ações ambientais para mitigar os efeitos da emergência zoossanitária em função da detecção da gripe aviária em aves silvestres

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (26) uma portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que institui o Institui o Centro de Operação de Emergência (COEMMA Influenza Aviária). Há dois meses o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) havia instituído o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-Mapa Influenza Aviária).

Segundo o documento, o objetivo é “propor e coordenar ações ambientais para mitigar os efeitos da emergência zoossanitária em função da detecção da infecção pelo vírus influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e suas vinculadas”.

As atividades do Centro de Operações terão duração de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período, por ato da Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O COEMMA contará com representantes da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 

Por: Letícia Guiamrães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estabilidade predomina nas cotações do mercado do frango nesta terça-feira (23)
Em Santa Catarina, Secretaria da Agricultura recomenda reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Suínos: terça-feira (23) fecha com leves altas para as cotações do animal vivo
Ovos brancos são o destaque da semana (22 a 26/07) no atacado da CEAGESP
Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul estabelece barreiras sanitárias para conter foco de doença de Newcastle
Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações