Brasil registra 68 casos de gripe aviária, com caso em ave silvestre em Itapoá (SC)
Um caso de gripe aviária foi confirmado em Santa Catarina, em um Trinta-réis-real em Itapoá. Segundo a atualização na noite de terça-feira (25) da plataforma do Ministério da Agricultura, Pecuária, e Abastecimento (MAPA), dedicada a apontar as detecções de influenza aviária, os casos no Brasil agora somam 68, sendo dois deles em aves de subsistência (confira lista completa de casos abaixo).
Vale lembrar que em Santa Catarina, no último dia 15, uma ave de subsistência foi detectada com a doença, e que no dia 17, o Japão emitiu comunicado suspendendo temporariamente a importação de produtos avícolas do Estado. O país asiático já havia agido de maneira semelhante ainda em 28 de junho, interrompendo de forma temporária as compras do Espírito Santo, após caso de influenza aviária em ave de fundo de quintal.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de entidades ligadas ao setor de agro e, principalmente, de proteínas animais, está em comitiva por países da Ásia para tratar de assuntos ligados à agropecuária brasileira.
Nesta quarta-feira (26), o ministro Carlos Fávaro embarca para o Japão e, segundo informações do Ministério, “no país, que suspendeu temporariamente as importações de produtos de frango dos estados do Espírito Santo e Santa Catarina, o protocolo de regionalização da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a demonstração do sistema de defesa sanitária brasileiro serão tratados especialmente com as autoridades japonesas”.
Leia mais:
+ Ministro Carlos Fávaro embarca para o Japão nesta quarta-feira
+ ABPA promove missão no Japão e na Coreia do Sul para fortalecer laços
+ Embaixador do Japão está confiante para a resolução da questão aviária com Santa Catarina
TOTAL DE CASOS DE GRIPE AVIÁRIA NO BRASIL
68 casos confirmados de influenza aviária altamente patogênica até a noite de 25 de julho
Espírito Santo: 29 (sendo 28 em aves silvestres e 01 em ave de subsistência)
Rio de Janeiro: 15 (aves silvestres)
Rio Grande do Sul: 01 (ave silvestre)
São Paulo: 09 (aves silvestres)
Bahia: 04 (aves silvestres)
Paraná: 07 (aves silvestres)
Santa Catarina: 03 (02 em aves silvestres e 01 em ave de subsistência)
Ainda há sete investigações de casos suspeitos em andamento até o momento.