Vietnã aprova uso comercial das primeiras vacinas contra a peste suína africana

Publicado em 24/07/2023 12:00

HANÓI, 24 de julho (Reuters) - O Vietnã aprovou o uso comercial doméstico de duas vacinas contra a peste suína africana, disse o governo nesta segunda-feira, tornando-as as primeiras vacinas comerciais do mundo contra a doença mortal.

As vacinas incluem NAVET-ASFVAC, co-desenvolvida pela Navetco Central Veterinary Medicine e cientistas dos Estados Unidos, e AVAC ASF LIVE desenvolvida pela AVAC Vietnam JSC, disse o governo em um comunicado.

A aprovação das vacinas pode abrir caminho para possíveis vendas no exterior, um grande avanço para combater a doença animal mortal que assola regularmente as fazendas de suínos em todo o mundo.

Durante anos, a peste suína africana perturbou o mercado global de carne suína de US$ 250 bilhões. No pior surto em 2018-19, cerca de metade da população suína doméstica morreu na China, o maior produtor mundial, causando perdas estimadas em mais de US$ 100 bilhões.

O ministério da agricultura disse às empresas para elaborar planos de produção para vendas internas e exportações, disse o comunicado do governo.

Mais de 650.000 doses das vacinas foram recentemente testadas em rebanhos de suínos em 40 províncias, com uma taxa de eficácia de 95%, segundo o governo.

"As vacinas são elegíveis para circulação e uso em todo o país", disse o ministério no comunicado.

O secretário de Agricultura dos EUA, Thomas Vilsack, disse no mês passado que provavelmente haveria interesse em compras preventivas nos Estados Unidos, apesar de o país ter sido poupado do vírus até agora.

Reportagem de Khanh Vu; Edição por Sharon Singleton

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined