RS: Agricultura promove ações de Educação Sanitária em Mostardas sobre influenza aviária
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoveu, nos dias 22 e 23 de maio, ações de Educação Sanitária sobre a influenza aviária no município de Mostardas, próximo ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O Parque é um importante ponto de pouso para aves migratórias, se tornando um local de interesse para a vigilância ativa da Seapi.
Na segunda-feira (22/05), houve uma reunião na sede do sindicato rural da cidade, com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Emater-RS/Ascar, Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas/Ibama) e o ICMBio Lagoa do Peixe. A coordenadora do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) do Mapa, Juliana Moreira, também participou.
“Conversamos sobre estratégias conjuntas de comunicação e educação sanitária sobre influenza aviária na região. Considerando que, apesar de haver casos no Brasil, o Rio Grande do Sul não detectou nenhum foco da doença”, detalha o coordenador de Educação Sanitária da Seapi, Felipe Campos.
Na terça-feira (23/05), uma equipe interinstitucional, composta por servidores da Seção de Educação Sanitária da Seapi, Ministério da Agricultura e Ibama, promoveu uma ação de conscientização na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Simão Moser, em Mostardas. Foram realizadas atividades com cinco turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, totalizando 241 alunos. Todas as ações foram acompanhadas pelos professores da escola. A cartilha "Diálogos para prevenção da Influenza Aviária", produzida pelo Ministério, foi utilizada como base para a condução da atividade.
“Empregamos metodologias ativas de ensino-aprendizagem em relação à avaliação do conhecimento dos jovens sobre influenza aviária e trabalhamos os principais pontos aqui na região de Mostardas, que é bem importante por causa das aves migratórias”, finaliza Felipe.