Secretaria de Saúde do Espírito Santo investiga 3 casos de influenza aviária em humanos
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informa que, após informação da positividade de ave para a Influenza aviária (vírus H5N1) no município de Nova Venécia, o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES) articulou junto ao município o monitoramento de expostos humanos que tiveram contato com a ave.
Leia mais:
+ Bahia reforça ações sanitárias para proteger avicultura da Influenza Aviária
+ Sobe para 8 o número de casos de gripe aviária no Brasil, todos em aves silvestres
+ Brasil declara emergência zoosanitária por gripe aviária em aves silvestres
+ Mapa intensifica as investigações e confirma mais dois casos de influenza aviária no Brasil
Após levantamento realizado pelo município, foram identificados 24 possíveis expostos. Todos estão em monitoramento, sendo que apenas um deles apresentou sintomas gripais leves. Para esse caso, foi iniciado o protocolo de isolamento social (que ocorre na própria residência), tratamento e coleta de exames.
A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) nessa segunda-feira (22), para envio à Fiocruz.
Quanto aos possíveis casos de Influenza viária em humanos, a Sesa destaca:
• Notificados: 60
• Descartados: 34
• Em monitoramento: 23
• Em investigação: 03
(Período: 16/05 a 22/05/23)
A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a Influenza aviária devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.