Após ação da ABPA & ApexBrasil, exportadores projetam US$ 27 milhões em negócios com o Canadá
Terminou bem-sucedida a ação organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) durante a Sial Canadá, feira de alimentos encerrada quinta-feira (11), em Toronto.
Cinco agroindústrias participaram da ação no espaço exclusivo da ABPA, que contou com centenas de encontros de negócios e ações focadas na valorização da imagem dos setores brasileiros, por meio das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Duck e Brazilian Breeders.
Como resultado da ação, mais de US$ 3 milhões em exportações de aves e de suínos foram consolidadas imediatamente durante o evento. Para os próximos 12 meses, os exportadores projetam negócios superiores a US$ 27 milhões, a partir das negociações fechadas com as empresas presentes no espaço da ABPA durante os três dias de evento.
"A ação no Canadá foi importante para marcar a presença do Brasil como parceiro do país norte-americano, especialmente depois da recente abertura para a carne suína brasileira. É um mercado de alto valor agregado e com boas perspectivas tanto para aves como para suínos”, analisa o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, que liderou a ação.
O Canadá é um tradicional importador da carne de frango do Brasil. Apenas no 1° trimestre de 2023, o país importou 5 mil toneladas, volume 2,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado – gerando uma receita de US$ 16,3 milhões para o Brasil.
Recentemente, o país da América do Norte abriu o seu mercado para a carne suína brasileira. Os primeiros embarques ocorreram em março. Até abril, o país já havia importado 600 toneladas do produto brasileiro.