Ministro da Saúde pede reforço das medidas de prevenção diante do primeiro caso humano de gripe aviária registrado no Chile

Publicado em 31/03/2023 11:05
Ximena Aguilera informou que as equipes de epidemiologia estão no terreno para investigar a origem da infecção.

A ministra da Saúde do Chile, Ximena Aguilera, referiu-se ao primeiro caso no país de gripe aviária em humanos, em uma região ao Norte.

A mais alta autoridade de saúde explicou que se trata de um homem de 53 anos “que teve um caso grave de gripe, comprometeu as vias respiratórias inferiores e como resultado do protocolo que temos, procurou-se o agente causador, que neste caso foi a gripe Não podendo classificá-lo, foi encaminhado ao Instituto de Saúde Pública onde foi detectado que se trata de um vírus H5N1 , que é o vírus aviário”.

Relativamente à situação atual do doente, o Secretário de Estado indicou que se encontra internado e encontra-se estável dentro da sua gravidade.

“Neste momento, as equipas de epidemiologia estão no terreno para investigar a fonte de contágio”, disse o ministro, que lembrou que o vírus da gripe aviária é transmitido pelo contacto com animais doentes e que normalmente estes já morreram em consequência desta doença, mas que "também tem afetado mamíferos marinhos , como leões-marinhos, que às vezes são encontrados por pessoas na praia, cada vez com mais frequência em todo o continente ".

A autoridade sublinhou a importância de reforçar as medidas de prevenção no caso de encontrar aves ou animais marinhos mortos, o que se traduz em evitar abordá-los e ligar para os números de telefone dos serviços relacionados com esta matéria , que são o Serviço Agropecuário (2 2345 1100). , no caso das aves, ou Serviço Nacional de Pescas (800 320 032), no caso dos animais marinhos.

“Atualmente, não há transmissão pessoa a pessoa desse quadro de gripe aviária, portanto o risco para humanos é restrito àqueles que estão em contato com animais doentes , porém, pessoas que se infectam ou infectadas podem ter uma estado grave, pelo que é importante ter os sistemas alertados como temos tido e que efectivamente conduziu à deteção desta condição nesta pessoa e que se prevê seja de apresentação bastante esporádica”, referiu a autoridade.

Fonte: Governo do Chile

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estabilidade predomina nas cotações do mercado do frango nesta terça-feira (23)
Em Santa Catarina, Secretaria da Agricultura recomenda reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Suínos: terça-feira (23) fecha com leves altas para as cotações do animal vivo
Ovos brancos são o destaque da semana (22 a 26/07) no atacado da CEAGESP
Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul estabelece barreiras sanitárias para conter foco de doença de Newcastle
Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações