Novo caso de gripe aviária é detectado no Uruguai
Mais um caso de influenza aviária foi detectado no Uruguai, segundo o site Prensa Latina. Desta vez, a doença foi encontrada em aves no Talice Ecopark, no departamento uruguaio de Flores, informou nesta quinta-feira (23) o prefeito Fernando Echeverría. As aves contaminadas eram um cisne de pescoço comprido, uma espécie altamente suscetível, e um pavão. Ao todo, são cinco casos confirmafdos no país.
Echeverría disse ao jornal Sublinhado que foram feitos estudos em outras aves que morreram e ainda não foram confirmados.
"O preocupante é que já temos esse foco no departamento e que está começando a abranger o Uruguai", afirmou.
Ele explicou que a Prefeitura determinou o fechamento provisório do Ecoparque, enquanto técnicos do Ministério da Pecuária, Meio Ambiente e Saúde trabalham.
Na véspera, o diretor de Serviços Pecuários, Daniel de Freitas, garantiu em entrevista à televisão que o Uruguai mantém o status sanitário conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Ele explicou que isso ocorre porque a gripe aviária não foi comprovada em granjas de produção avícola, mas em aves silvestres e de quintal.