Peste Suína Africana detecata em Cebu e mais outras quatro cidades da região, nas Filipinas

Publicado em 20/03/2023 15:25

O vírus da peste suína africana (PSA) foi detectado em Cebu e outras quatro cidades da região, informou o Departamento de Agricultura da Indústria Animal (BAI) na segunda-feira.

O BAI disse que as cidades de Liloan, Tuburan, Sibonga e Bogo City também relataram casos de PSA.

“A coleta de amostras foi realizada em fazendas de fundo de quintal pelas respectivas unidades do governo local (UGLs) como parte da investigação e vigilância da doença”, disse o comunicado.

As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Regional de Referência e Diagnóstico de Doenças Animais (RADDL) da região e testadas por meio da reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR), padrão ouro para testar e confirmar o vírus da PSA.

A agência disse que continua coletando dados para determinar a extensão do surto na província de Cebu.

Ele disse que o mapa de zoneamento e as detecções de relatórios continuarão com base na Circular Administrativa nº 2, Série de 2022 do DA, o Plano Nacional de Zoneamento e Movimento para a Prevenção e Controle da Peste Suína Africana, para orientar o movimento de suínos e produtos relacionados em todo diferentes zonas do país.

O mapa de zoneamento também serve de referência para as áreas do país que permanecem livres de PSA e se recuperando dos efeitos da doença.

O vereador Pastor Alcover Jr., presidente do comitê de agricultura do Conselho da Cidade de Cebu, disse que além de fortalecer a vigilância e detecção da PSA nos 80 barangays da capital, eles reforçaram as medidas de biossegurança em fazendas de criação de porcos identificadas.

“Monitoramos os porcos e pedimos que aumentassem suas práticas de biossegurança, como manter forasteiros longe da fazenda, desinfetar os currais dos porcos e as áreas ao redor com cloro, e deveriam evitar a alimentação com sobras”, disse Alcover à Agência de Notícias das Filipinas em um entrevista.

Alcover disse que tanto o escritório veterinário local quanto o escritório regional do DA estão conduzindo amostras de sangue na cidade de Cebu para detectar a extensão da doença suína.

O Dr. Daniel Ventura, coordenador do DA-7 na ASF, disse que seu escritório de campo está aguardando o plano completo do governo provincial relacionado aos esforços de vigilância em Cebu.

A declaração de Ventura veio quando a governadora Gwendolyn Garcia emitiu uma ordem proibindo o abate de porcos infectados e um memorando para as agências governamentais coordenarem primeiro com o governo local antes de implementar programas e projetos destinados à província.

Fonte: Agência de Notícia das Filipinas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carne Suína: Com projeções de alta em julho, setor espera mais exportações com ação no SIAVS
Estabilidade predomina nas cotações do mercado do frango nesta terça-feira (23)
Em Santa Catarina, Secretaria da Agricultura recomenda reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Suínos: terça-feira (23) fecha com leves altas para as cotações do animal vivo
Ovos brancos são o destaque da semana (22 a 26/07) no atacado da CEAGESP
Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul estabelece barreiras sanitárias para conter foco de doença de Newcastle