Duas novas vacinas contra a gripe aviária são eficazes segundo laboratório holandês

Publicado em 17/03/2023 09:19

AMSTERDÃ/PARIS, 17 de março (Reuters) - Duas vacinas testadas por um centro de pesquisa veterinária holandês se mostraram eficazes contra a gripe aviária altamente infecciosa em um primeiro experimento conduzido em um ambiente controlado, disseram autoridades holandesas nesta sexta-feira.

"As vacinas não apenas deram às aves usadas em laboratório proteção contra os sintomas da doença, mas também combateram a disseminação da gripe aviária", disse o governo holandês em um comunicado.

A gripe aviária, comumente chamada de gripe aviária, se espalhou pelo mundo no ano passado, matando mais de 200 milhões de aves - e seis milhões somente na Holanda - fazendo com que os preços dos ovos disparassem e aumentando a preocupação entre os governos sobre a transmissão humana.

As novas vacinas foram testadas pela Wageningen Bioveterinary Research, localizada a nordeste de Amsterdã, a pedido do ministro holandês da agricultura, Piet Adema.

"Estou feliz por termos duas vacinas com as quais podemos levar adiante o processo de vacinação contra a gripe aviária. Estou dando os próximos passos o mais rápido possível, mas de forma responsável (...)", disse Adema em a declaração.

A empresa farmacêutica veterinária francesa Ceva Sante Animale disse à Reuters que desenvolveu uma das duas vacinas que se mostraram eficazes.

 

Reportagem de Sybille de La Hamaide e Benoit Van Overstraeten; Edição por Susan Fenton

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carne Suína: Com projeções de alta em julho, setor espera mais exportações com ação no SIAVS
Estabilidade predomina nas cotações do mercado do frango nesta terça-feira (23)
Em Santa Catarina, Secretaria da Agricultura recomenda reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Suínos: terça-feira (23) fecha com leves altas para as cotações do animal vivo
Ovos brancos são o destaque da semana (22 a 26/07) no atacado da CEAGESP
Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul estabelece barreiras sanitárias para conter foco de doença de Newcastle