Após caso de gripe aviária detectado na Bolívia, governo recomenda medidas de biossegurança
O Diretor Geral Executivo do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos (SENASAG) da Bolívia, Dr. Javier Ernesto Suárez Hurtado, informou que a entidade sanitária do país ativou o sistema nacional de emergência sanitária animal, estabelecendo todas as medidas de contenção para poder controlar e erradicar esta doença, depois de ter confirmado a presença de gripe aviária em uma granja na cidade de Sacaba, em Cochabamba.
“Mais de 18 brigadas foram mobilizadas para o controle e posterior eliminação do vírus (H5N1) presente nas fontes de infecção do município de Sacaba, departamento de Cochabamba”, disse Suárez.
Ele disse que o SENASAG está trabalhando em coordenação com as Forças Armadas e a Polícia da Bolívia.
“Além disso, estamos articulando com outras instâncias estaduais, como: o Gabinete do Governador e as Prefeituras. Foi instituída uma emergência sanitária animal em primeira instância por 120 dias, situação que pode ser reduzida ou prolongada de acordo com a situação epidemiológica”, disse.
Referiu ainda que a suspeita nasceu após a morte de várias aves naquela exploração, onde foram agora acionadas medidas de emergência para desinfetar a zona e evitar uma maior propagação. Além disso, disse que é proibido que as aves saiam de Sacaba para Cochabamba e de lá para outros departamentos do país.
Recomendações
O chefe do SENASAG pediu aos produtores de aves que notifiquem o SENASAG sobre a mortalidade atípica de suas aves, a fim de realizar atendimento oportuno, confirmar ou descartar a presença do vírus.
“Os criadores de aves domésticas também notificam o SENASAG em tempo hábil em caso de sintomas nervosos, respiratórios e mortalidade de suas aves”, disse ele.
Da mesma forma, pediu aos caçadores, pescadores e pessoas que vivem em áreas florestais ou áreas rurais úmidas onde as aves migratórias se estabelecem, que não toquem em aves que apresentem sintomas da doença e notifiquem o SENASAG, isso com o objetivo de erradicar a doença no território boliviano território.
"É importante aumentar as medidas de biossegurança nas fazendas de produção e evitar o contato de aves silvestres com aves comerciais. É importante seguir essas recomendações para evitar a propagação da doença", disse o diretor do SENASAG.
Disse ainda que o facto foi comunicado aos organismos internacionais de vigilância da gripe aviária e que se iniciou um processo para a aprovação de um decreto que permite a atribuição de um financiamento especial para o atendimento deste caso.
A gripe aviária é altamente contagiosa entre as aves e pode se espalhar de uma fazenda para outra através da transferência de animais ou material infectado (produtos, veículos, gaiolas, rações, roupas, etc.). A doença também pode ser transmitida pelo contato entre aves migratórias e aves domésticas.
O incidente ocorreu no município de Sacaba, onde foi proibida a circulação de aves daquele município para outras regiões do país.