Costa Rica: SENASA confirma primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres em território nacional

Publicado em 25/01/2023 08:36
A constatação não afeta a exportação de produtos avícolas nem representa risco para os estabelecimentos comerciais avícolas. O consumo de frango, peru, ovos, entre outros, não representa risco à saúde.

O Serviço Nacional de Sanidade Animal (SENASA), do Ministério da Agricultura e Pecuária, confirmou, no dia 24 de janeiro, a presença de três casos de Influenza Aviária Tipo A, Subtipo H5 em aves silvestres, Pelecanus occidentalis (Pelicano Pardo), encontrados em Cocles praia, em Puerto Viejo de Talamanca, província de Limón. As aves foram transferidas para uma área de quarentena.

 
A SENASA esclarece que o evento relatado em aves silvestres no Caribe costarriquenho não afeta a exportação de produtos avícolas, de acordo com o Código Sanitário de Animais Terrestres. Além disso, as autoridades reiteram que o consumo de produtos como carne de frango, peru, ovos, entre outros, é seguro.
 
Diante da constatação, o SENASA intensificou a vigilância epidemiológica em aves domésticas, bem como o treinamento sobre a doença para o pessoal envolvido no manejo de aves silvestres, a fim de conseguir a notificação oportuna de casos suspeitos. Além disso, implementou medidas sanitárias como quarentena, rastreamento e controle das áreas próximas ao surto detectado.
 
“Essa doença era exótica até agora na Costa Rica. O surto identificado é limitado a aves selvagens; a doença não foi relatada em aves domésticas. Os casos localizados na região do Caribe estão sob controle e não representam risco para os estabelecimentos avícolas comerciais”. Disse Alexis Sandi, chefe do Departamento de Epidemiologia do SENASA.
 
Na América do Norte, na Europa e nos países da costa latino-americana, como resultado das migrações de aves selvagens, foi detectado um aumento de casos de gripe aviária do norte e do sul.
 
Há meses, o SENASA trabalha, por meio de uma aliança público-privada, com todos os atores da cadeia produtiva avícola, para que aumentem as medidas de biossegurança. 

Fonte: Governo da Costa Rica

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio
Em meio à maioria das cotações estáveis, frango no atacado paulista tem leve queda nesta quarta-feira (24)
Preços mistos, mas com mudanças sutis, marcam esta quarta-feira (24) para o mercado de suínos
ACCS 65 anos: força e inovação na suinocultura catarinense
Carne Suína: Com projeções de alta em julho, setor espera mais exportações com ação no SIAVS
Estabilidade predomina nas cotações do mercado do frango nesta terça-feira (23)