Gripe aviária se espalha no maior surto da República Tcheca
PRAGA, 4 de janeiro (Reuters) - As autoridades tchecas destruirão todas as 750 mil galinhas de uma granja no centro de seu pior surto de gripe aviária, até o momento em que a doença se espalhou entre os pavilhões.
Leia mais:
+ Fazenda na República Tcheca abaterá 220.000 frangos no maior surto de gripe aviária do país
+ República Tcheca relata gripe aviária em grande granja avícola
+ Veterinários da República Tcheca proíbem manter aves do lado de fora devido à gripe aviária
A gripe aviária foi detectada pela primeira vez na semana passada na fazenda, localizada a 150 km (90 milhas) a oeste de Praga, em um de seus três pavilhões, e as autoridades começaram na terça-feira os preparativos para abater até 220.000 aves.
Mas a Administração Veterinária do Estado da República Tcheca (SVS) disse na quarta-feira que uma nova disseminação na fazenda a levou a decidir abater todas as aves lá.
"Apesar das medidas tomadas e outros esforços, não foi possível impedir a propagação da doença altamente contagiosa das aves para outras instalações e toda a granja terá que ser abatida", disse o SVS.
O vírus pode ser transmitido para humanos em contato com aves, mas especialistas dizem que o risco à saúde humana é baixo.
As autoridades tchecas exigem que as granjas mantenham os rebanhos dentro de casa desde novembro, mas houve um aumento nos casos nas últimas semanas.
A gripe aviária está pressionando os já altos preços dos alimentos e provocando restrições comerciais de países que importam aves.
Um número recorde de galinhas, perus e outras aves morreram em surtos nos Estados Unidos e na Europa, e o vírus está se espalhando na América do Sul, África e Ásia.
Reportagem de Robert Muller e Jason Hovet; Edição por Alison Williams