Asgav: Setor avícola está em “alerta” e não em “momento crítico”

Publicado em 21/12/2022 16:10

Com relação à matéria “Influenza Aviária” coloca o país em “momento crítico”, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) ponderam a importância da correta avaliação sobre o uso de termos que possam trazer um cenário irreal, desencadeando problemas para quem produz.

Ao longo dos anos, especialmente após vivenciar uma pandemia global, ficou para todos a lição de que o uso das palavras corretas é fundamental para que a mensagem não chegue distorcida e cause equívocos ou até mesmo pânico.

Neste sentido, lembrando que o Brasil não registra e nunca registrou Influenza Aviária em seu território, a utilização de referências exacerbadas como “momento crítico” gera interpretações errôneas, que podem levar pessoas com menor grau de informação sobre o tema (seja consumidor ou importador) a conclusões precipitadas.

Assim, a ABPA e a ASGAV respeitosamente clarificam que o setor está em “alerta” e não em “momento crítico”, reafirmando a ausência da doença em território nacional, mas destacando todos estão mobilizados para que o status sanitário do Brasil se mantenha preservado, juntamente com os milhões de empregos diretos e indiretos gerados pela avicultura nacional.

Fonte: Asgav

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio
Em meio à maioria das cotações estáveis, frango no atacado paulista tem leve queda nesta quarta-feira (24)