Estado indiano de Kerala abate centenas de aves após surto de gripe aviária

Publicado em 20/12/2022 15:51

KOTTAYAM, Índia, 20 de dezembro (Reuters) - Centenas de aves foram abatidas no estado de Kerala, no sul da Índia, onde um distrito registrou um aumento no número de casos de gripe aviária ou gripe aviária, disseram autoridades locais de saúde à ANI, parceira da Reuters.

Após um surto na semana passada em frangos de corte em duas aldeias no distrito de Kottayam, as autoridades sacrificaram centenas de patos e outras aves domésticas, disseram médicos veterinários do distrito.

No domingo, os fazendeiros foram vistos pegando patos em lagoas rasas e entregando-os às autoridades de saúde para serem levados a uma área designada para abate.

“Iniciamos a operação de abate de diferentes aves domésticas em uma área de um quilômetro (0,62 milha) de raio ao redor das lagoas infecciosas”, disse Shaji Panikar, chefe veterinário de Kottayam, na segunda-feira.

A disseminação do vírus preocupa os governos e a indústria avícola devido à devastação que pode causar aos rebanhos, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de transmissão humana.

 

Reportagem de Shivam Patel em Nova Delhi, edição de Louise Heavens

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio
Em meio à maioria das cotações estáveis, frango no atacado paulista tem leve queda nesta quarta-feira (24)