Chile confirma caso positivo de gripe aviária no Atacama

Publicado em 19/12/2022 09:30

O Serviço Agropecuário (SAG) informa que, após as análises de seu laboratório especializado, foi confirmada a presença de gripe aviária de alta patogenicidade da variante H5N1, em um pelicano da região do Atacama, confirmando assim que o vírus continua se movendo para o sul do país em aves silvestres. A variante H5N1 encontrada corresponde ao mesmo tipo que afeta Equador, Peru, Colômbia e Venezuela.  

O SAG reafirma o apelo à população para não tocar ou manusear aves doentes ou mortas e denunciar a sua presença. Além disso, pede aos proprietários de aves que tomem medidas extremas de biossegurança, evitando que suas aves tenham contato com aves selvagens ou compartilhem água ou comida. Mais informações em www.sag.cl.

De referir que a gripe aviária é uma doença viral contagiosa que afeta tanto as aves domésticas como as selvagens, não tem cura nem tratamento. Embora com menor frequência, os vírus da gripe aviária também foram isolados de espécies de mamíferos, bem como de humanos.

Desde que o alerta foi levantado no continente americano devido à presença desse vírus em aves migratórias, o SAG iniciou um intenso esforço público-privado para mitigar possíveis efeitos negativos na matriz produtiva da indústria avícola.

Paralelamente, a Instituição tem desenvolvido um trabalho de coordenação para somar esforços, tanto com os Serviços Agropecuários, como com a Saúde, Onemi, Marinha, Prefeituras de Sernapesca e outros órgãos. 

Fonte: Governo do Chile

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio
Em meio à maioria das cotações estáveis, frango no atacado paulista tem leve queda nesta quarta-feira (24)