ICMS: Alerj suspende regime de substituição tributária sobre venda de frango

Publicado em 14/12/2022 08:39

Operações de venda (saída interna) de aves e cortes de aves oriundos de abatedouros localizados no Estado do Rio pode ter o regime de substituição tributária suspenso. É o que prevê o Projeto de Lei 6.500/22, do deputado André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única nesta terça-feira (13/12). A medida será encaminhada para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

A substituição tributária foi criada para facilitar o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Trata-se de uma retenção antecipada do imposto, baseada em previsão de arrecadação, que é cobrada somente do primeiro contribuinte da cadeia produtiva de um determinado produto. Com a suspensão do regime, o ICMS passa a ser cobrado em toda operação de saída dos produtos. Caso sancionada, a norma entra em vigor após 30 dias. A medida deverá respeitar as normas constitucionais e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

“A inclusão do frango e seus cortes resfriados ou congelados no regulamento trará a oportunidade para o Rio de Janeiro de elevar a sua capacidade de produção e tornar a produção atrativa para o estado de competir com os demais, que já estão em produção de larga escala. Com a viabilização da proposta observa-se também a possibilidade de maior geração de empregos, devido ao aumento de produção e por consequência a maior geração de renda e aumento de consumo”, justificou Ceciliano.

O projeto inclui os produtos à base de aves na Lei 2.657/96, que já havia suspenso o regime de substituição tributária para água mineral, leite, laticínios e bebidas alcoólicas destiladas, como espumantes e cachaças.

Fonte: Alerj

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações de vigilância da Agrodefesa contribuem para Goiás manter status de zona livre da peste suína clássica
RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio