Chile confirma casos positivos de gripe aviária em Iquique e Antofagasta

Publicado em 09/12/2022 08:31

O Serviço Agropecuário (SAG) informa que, após análise de seu laboratório especializado, foi confirmada hoje a presença da gripe aviária de alta patogenicidade da variante H5N1, em um pelicano da região de Iquique e outro de Antofagasta, casos que se somam ao o positivo registrado ontem na região de Arica e Parinacota. Refira-se que os casos até à data se limitam apenas a aves selvagens, não afetando as aves de capoeira até ao momento.

O SAG reafirma o apelo à população para não tocar ou manusear aves doentes ou mortas e denunciar a sua presença. Deve-se notar que esses achados não afetam o consumo de aves e, como são espécimes silvestres, também não afetam o comércio internacional.

Diante do cenário complexo que se evidenciava em decorrência desta doença no continente, o SAG estabeleceu um estreito trabalho público-privado para mitigar eventuais efeitos negativos na matriz produtiva da avicultura, que não é afetada por enquanto, em além de estabelecer uma importante articulação com todos os atores da cadeia produtiva avícola para que aumentem as medidas de biossegurança.

Fonte: Governo do Chile

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações de vigilância da Agrodefesa contribuem para Goiás manter status de zona livre da peste suína clássica
RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio