Chile confirma casos positivos de gripe aviária em Iquique e Antofagasta
O Serviço Agropecuário (SAG) informa que, após análise de seu laboratório especializado, foi confirmada hoje a presença da gripe aviária de alta patogenicidade da variante H5N1, em um pelicano da região de Iquique e outro de Antofagasta, casos que se somam ao o positivo registrado ontem na região de Arica e Parinacota. Refira-se que os casos até à data se limitam apenas a aves selvagens, não afetando as aves de capoeira até ao momento.
O SAG reafirma o apelo à população para não tocar ou manusear aves doentes ou mortas e denunciar a sua presença. Deve-se notar que esses achados não afetam o consumo de aves e, como são espécimes silvestres, também não afetam o comércio internacional.
Diante do cenário complexo que se evidenciava em decorrência desta doença no continente, o SAG estabeleceu um estreito trabalho público-privado para mitigar eventuais efeitos negativos na matriz produtiva da avicultura, que não é afetada por enquanto, em além de estabelecer uma importante articulação com todos os atores da cadeia produtiva avícola para que aumentem as medidas de biossegurança.