Alesc: Finanças aprova projeto de apoio à suinocultura

Publicado em 10/11/2022 10:04

Considerada umas das atividades mais importantes para a economia catarinense, os produtores de suínos de Santa Catarina estão enfrentando dificuldades para manter a produção. Afetados pelo cenário econômico atual, pelo aumento no preço da ração, a atividade tem se tornado inviável para alguns criadores, devido ao custo da produção estar sendo maior que a margem de lucro.

Com o propósito de apoiar esse segmento diante da crise, foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (09), o Projeto de Lei (PL) 82/2022, que cria a Política de Incentivo ao Consumo de Carne Suína. A ideia é promover ações mostrando os benefícios do consumo da carne suína e, com isso, estimular as pessoas a incluírem mais carne de porco na alimentação.

O texto reúne propostas da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), e é subscrita pelos parlamentares membros da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa.

No projeto, estão elencadas uma série de ações como valorização do trabalho dos suinocultores, desenvolvimento de arranjos produtivos, apoio técnico e operacional aos produtores, pesquisa e estudos técnicos para dar suporte ao desenvolvimento da produção, disponibilização de recursos financeiros (linhas de crédito e redução de impostos) e estímulo e inclusão do consumo da proteína suína nas escolas, entre outros pontos.

O PL ainda deve passar pela Comissão de Agricultura e Política Rural.

 

Fonte: Agência Alesc

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações em queda ou estáveis para o mercado do frango nesta quinta-feira (25)
Poucas mudanças nos preços nesta quinta-feira (25) de cotações mistas para o mercado de suínos
Suinocultura independente: mercado arrefece no encaminhamento para o final do mês
Presidente da ABPA destaca avanços na questão de doença de Newcastle no RS
Manifesto da Afagro sobre a força dos servidores na contenção da doença de Newcastle e no fortalecimento do agronegócio gaúcho
Ações de vigilância da Agrodefesa contribuem para Goiás manter status de zona livre da peste suína clássica