Segundo análise do Itaú BBA, mercado do frango sinaliza equilíbrio entre oferta e demanda nesta parcial de agosto
O banco Itaú BBA divulgou análise a respeito do desempenho do mercado do frango até o momento em agosto, e apontou um cenário de equilíbrio entre oferta e demanda no mercado interno. "No atacado, o preço do frango resfriado (SP) na média da primeira quinzena de agosto (R$ 8/kg) se manteve muito do próximo do mês anterior e, também, sem muita alteração na Região Sul, com o mercado sinalizando equilíbrio entre oferta e demanda", destaca o relatório.
A respeito dos custos de produção, "os custos de produção da avicultura seguem bastante próximos dos preços da ave nas granjas, na faixa de R$ 5,60/kg, com o spread apertado". Apesar disso, mesmo com os preços do milho mais acomodados no momento, com a entrada da safrinha brasileira, as exportações do cereal vêm mostrando certa força, sinalizando que é necessário que o avicultor se proteja em relação às compras do insumo. "Já o farelo de soja, que vem em recuperação desde julho, depende de um fechamento sem surpresas da safra da oleaginosa nos EUA", dizem os analistas do banco.
Vale considerar que, a despeito do resultado da produção de soja nos EUA, a preocupação com o clima para as produções do Hemisfério Sul em meio ao cenário de La Niña deve seguir em destaque no último trimestre, o que sugere atenção com este ingrediente da ração.
Quando se fala em exportações da carne de frango oriunda do Brasil, p Itaú BBA pontua no reporte que houve um incremento de 5,9% nos envios in natura no acumulado até julho (2,58 milhões de toneladas) junto de um aumento de preços em dólares em 26% no mesmo período. "Entre janeiro e julho deste ano o preço de exportação escalou 30%, atingindo USD 2.217/t, refletindo os altos custos de produção, surtos de gripe aviária no Hemisfério Norte, forte elevação dos preços nos EUA, saída da Ucrânia da exportação e demanda global de modo geral forte".