Desempenho do ovo, na granja, na 20ª semana de 2022, terceira de maio
No decorrer da semana passada (20ª semana de 2022, 15 a 21 de maio), o mercado de ovos continuou apresentando um comércio varejista moroso e, com isso, um comprador mais retraído na aquisição da mercadoria junto aos produtores de ovos.
Mesmo assim, diante das temperaturas baixas, as disponibilidades de ovos estiveram mais ajustadas a menor demanda, resultando em preços inalterados no decorrer do período. O resultado foi um preço médio semanal 1,3% superior ao da semana imediatamente anterior e de 36,6% sobre a mesma semana de 2021. O preço médio acumulado no decorrer de maio atingiu R$129,61, equivalendo a retração de 4,4% sobre abril último. De toda forma, ainda equivale a aumento de quase 31% na comparação com maio do ano passado.
A semana atual (21ª semana de 2022, 22 a 28 de maio) adentra o período que o consumidor sente ainda mais fortemente a perda em sua capacidade aquisitiva. De toda forma, se as temperaturas mais baixas prosseguirem no decorrer da semana e as disponibilidades de ovos permanecerem ajustadas na base de produção, qualquer demanda adicional pode favorecer aos produtores a disputa por melhores preços.