Desempenho do ovo, na granja, na 4ª semana de 2022
Ao contrário do previsto na abertura da semana passada (4ª semana de 2022, 23 a 29 de janeiro) o mercado de ovos mostrou ambiente que foi se fortalecendo gradativamente e alcançou reajustes nos dois últimos dias de fechamentos do período. O que mais surpreendeu, foi a expressividade dos reajustes.
O significado foi um preço médio diário que encerrou a semana apresentando valorização de 17% em relação ao mesmo período da semana anterior. Mesmo assim, o preço médio semanal atingiu R$91,83, equivalendo a aumentos de apenas 0,4% na semana e de 2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Faltando apenas um dia de negócios para o encerramento de janeiro, o preço médio acumulado apresenta redução de 6,8% em comparação com o recebido no decorrer de dezembro último, enquanto apresenta aumento de 5,6% em comparação a janeiro de 2021.
A semana atual (5ª semana de 2022, 30 de janeiro a 05 de fevereiro) adentra o período da passagem para o novo mês que tende a manter os negócios em ambiente fortalecido e com os avicultores buscando novos reajustes, considerando que os preços atuais se encontram significativamente abaixo do custo de produção. No ano passado, o período favoreceu reajustes.