EUA encontram gripe aviária altamente patogênica em pato selvagem, primeiro caso desde 2016

Publicado em 17/01/2022 08:02

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de um tipo altamente patogênico de gripe aviária em uma ave selvagem desde 2016 na Carolina do Sul.

O vírus, a gripe aviária H5 da Eurásia, foi encontrado em um pato selvagem que foi caçado no condado de Colleton, na parte sul da Carolina do Sul, disseram autoridades.

O USDA disse que está determinando a cepa exata do vírus e os resultados devem estar disponíveis nos próximos dias. Um caso da cepa H7N3 de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) foi encontrado em um rebanho comercial de perus na Carolina do Sul em 2020.

O USDA aconselhou os produtores de aves a revisar as medidas de segurança para garantir a saúde de seus rebanhos. As aves selvagens podem transmitir a gripe aviária sem apresentar sintomas e transmiti-la às aves domésticas através das suas penas ou fezes. 

A disseminação da gripe aviária altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária, na Europa e na Ásia no final do ano passado colocou os produtores de aves em alerta após surtos anteriores terem levado ao abate de dezenas de milhões de aves. Os surtos também costumam levar a restrições comerciais. consulte Mais informação

Em 2015, um surto de gripe aviária levou à morte de cerca de 50 milhões de frangos e perus nos EUA.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas