Abate de suínos nos EUA atinge mínima de cinco meses à medida que Omicron se espalha

Publicado em 13/01/2022 09:08

Os contratos futuros de suínos magros da Bolsa Mercantil de Chicago subiram com as compras mais baratas nesta quarta-feira, disseram traders, embora o abate de suínos nos Estados Unidos tenha caído para seu nível mais baixo desde agosto, com o aumento de casos da variante de coronavírus Omicron atingindo frigoríficos.

Os contratos futuros de gado vivo e gado para engorda caíram, pois os comerciantes continuam preocupados que a variante altamente contagiosa esteja causando mais escassez de pessoal, limitando o abate de gado.

As hospitalizações por COVID-19 nos Estados Unidos aumentaram cerca de 33% e as mortes aumentaram cerca de 40% em relação à semana anterior, disse o chefe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA na quarta-feira.

Os frigoríficos, um epicentro inicial da pandemia em 2020, está entre os setores afetados pelo aumento de casos.

Os processadores abateram cerca de 433.000 suínos na quarta-feira, uma baixa de cinco meses que caiu 12% em relação ao ano passado, disse o Departamento de Agricultura dos EUA. Os processadores abateram cerca de 114.000 cabeças de gado, uma queda de cerca de 3% em relação ao ano passado, disse a agência.

Os suínos magros de fevereiro da CME terminaram em 1 centavo a 78,850 centavos de dólar por libra-peso em uma recuperação de uma baixa de um mês alcançada na terça-feira, que foi o terceiro dia consecutivo de perdas.

O USDA, em um relatório mensal de safra, reduziu suas estimativas de produção de carne suína nos EUA para 2021 e 2022 devido a um ritmo mais lento de abate. A oferta de suínos nos EUA diminuiu no ano passado e os abatedouros foram forçados a diminuir a velocidade das linhas.

O USDA reduziu sua previsão de produção de carne suína em 2022 em 0,3% em relação a dezembro, para 27,53 bilhões de libras.

“O abate de suínos mais lento no segundo semestre do ano mais do que compensa as expectativas de abate mais altas no primeiro e no segundo trimestres”, disse o USDA.

Os contratos futuros de gado vivo da CME para fevereiro caíram 1,100 centavos a 136,575 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos futuros de gado para engorda de março terminaram 1,325 centavos mais fracos, a 165,025 centavos de dólar por libra-peso.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango fecham a quarta-feira (3) em campo positivo
Quarta-feira (3) é marcada por altas nos preços do suíno vivo
SIAVS aborda assuntos regulatórios e estratégias de nutrição animal
ACCS: Recuperação do mercado de suínos traz otimismo
Conbrasfran 2024 marca retomada, superação e união da avicultura brasileira com o RS