Agosto, mês especial para avicultura gaúcha

Publicado em 13/08/2021 08:06

Agosto é um mês com três datas especiais para a avicultura gaúcha, um dos  setores que impulsiona a economia do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (13), comemora-se o dia estadual da carne de frango e de ovos. No dia 21, é o aniversário de 56 anos da  Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), entidade que representa o setor avícola no Estado, e no dia 28, celebra-se o dia nacional do avicultor.

O desenvolvimento da atividade avícola coloca o Estado como  terceiro maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil, com presença ativa  em 250 municípios gaúchos. O destaque também está na produção de ovos,  categoria que posiciona o RS como o quinto maior produtor e segundo maior exportador do Brasil. A produção de aves para escala comercial gera em torno de 40 mil empregos diretos e cerca de 500 mil funções indiretas.

O presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, disse que é uma vitória para todo o setor  gaúcho levar  carne de frango para mais de 150 países, sempre de  acordo com as normas estabelecidas, tanto no padrão de qualidade como dentro das exigências sustentáveis . “ Nosso foco é produzir alimento para o  mundo em harmonia com as condições de sustentabilidade social e  ambiental", reforça. Santos reitera que a entidade está atenta aos protocolos nacionais e internacionais que preconizam o respeito ao uso dos recursos naturais, seguindo os preceitos de sustentabilidade e buscando adequação às mudanças que estão ocorrendo nos sistemas de criação das aves. “ Somos uma entidade aberta às alterações que estão surgindo para agregar melhorias em todo o ecossistema produtivo e estamos nos adaptando à medida em que inovações vão se consolidando”, enfatiza.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs)  integram a   Organização Avícola  do Estado do Rio Grande do Sul (OARS). 

Fonte: Asgav

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined