No primeiro semestre de 2021 carne de frango foi o 9º principal produto exportado pelo Brasil

Publicado em 14/07/2021 07:53

Os dados da SECEX/ME apontam que a carne de frango in natura foi, pela captação de receita, o 9º principal produto exportado pelo Brasil no primeiro semestre de 2021, o que significa que o produto perdeu uma posição em relação ao mesmo semestre do ano passado.

Mas não foi devido à queda de receita como ocorreu em 2020 quando, devido aos entraves logísticos desencadeados pela pandemia, a carne de frango recuou, no primeiro semestre, da quinta para a oitava posição. Pelo contrário, desta vez o produto encerrou o período com incremento de receita próximo de 9%.

Na verdade, dos 10 principais produtos exportados pelo País no semestre, sete deles viram sua participação na pauta sofrer retração em relação ao ano passado. Ou seja: apenas três – minério de ferro, petróleo e manufaturados de ferro/aço – registraram aumento de participação, a mais significativa expansão recaindo sobre o minério de ferro, cuja receita no semestre aumentou 126%.

E como esses e outros produtos tiveram evolução de receita mais significativa que a da carne de frango in natura, a participação desta na pauta cambial retrocedeu quase 20%, correspondendo a apenas 2,31% da receita obtida pelo País com as exportações.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
undefined