China vai comprar carne suína para reservas estatais sustentar preços

Publicado em 28/06/2021 08:07 e atualizado em 28/06/2021 09:51

O planejador estatal da China disse na segunda-feira (28) que os governos central e local vão começar a comprar carne suína para as reservas estaduais para sustentar os preços que despencaram nos últimos meses.

Os preços entraram em “queda excessiva” na semana passada, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) em um comunicado em sua conta oficial do WeChat. Não forneceu detalhes sobre os volumes a serem adquiridos.

A mudança ocorre depois que os preços do suíno vivo no maior produtor de carne suína do mundo caíram 65% de janeiro ao início de junho, corroendo os lucros dos produtores e levantando preocupações de que muitos parariam de cultivar, causando escassez mais tarde.

E a razão de preços suínos para grãos, um indicador dos lucros dos agricultores, atingiu 4,9: 1 em média na semana passada, rompendo o nível 5: 1 estabelecido pela NDRC para acionar um aviso de nível 1, o mais alto.

As ações das empresas de criação de suínos da China saltaram no plano de compra de estoque, embora os preços dos suínos já tivessem começado a subir.

Os preços do suíno vivo atingiram o mínimo de 12,9 yuans (US $ 2,00) por quilo em 21 de junho e aumentaram acentuadamente desde então para chegar a 17,35 yuans por quilo na segunda-feira, de acordo com a Shanghai JC Intelligence Co Ltd.

($ 1 = 6,4568 yuans renminbi chineses)

Leia Mais:

+ Suinocultura chinesa está se recompondo, mas ainda tem fragilidades, diz especialista

+ Futuros de suínos na China aumentam com menos porcos grandes enviados para abate

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos