China vai comprar carne suína para reservas estatais sustentar preços

Publicado em 28/06/2021 08:07 e atualizado em 28/06/2021 09:51

O planejador estatal da China disse na segunda-feira (28) que os governos central e local vão começar a comprar carne suína para as reservas estaduais para sustentar os preços que despencaram nos últimos meses.

Os preços entraram em “queda excessiva” na semana passada, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) em um comunicado em sua conta oficial do WeChat. Não forneceu detalhes sobre os volumes a serem adquiridos.

A mudança ocorre depois que os preços do suíno vivo no maior produtor de carne suína do mundo caíram 65% de janeiro ao início de junho, corroendo os lucros dos produtores e levantando preocupações de que muitos parariam de cultivar, causando escassez mais tarde.

E a razão de preços suínos para grãos, um indicador dos lucros dos agricultores, atingiu 4,9: 1 em média na semana passada, rompendo o nível 5: 1 estabelecido pela NDRC para acionar um aviso de nível 1, o mais alto.

As ações das empresas de criação de suínos da China saltaram no plano de compra de estoque, embora os preços dos suínos já tivessem começado a subir.

Os preços do suíno vivo atingiram o mínimo de 12,9 yuans (US $ 2,00) por quilo em 21 de junho e aumentaram acentuadamente desde então para chegar a 17,35 yuans por quilo na segunda-feira, de acordo com a Shanghai JC Intelligence Co Ltd.

($ 1 = 6,4568 yuans renminbi chineses)

Leia Mais:

+ Suinocultura chinesa está se recompondo, mas ainda tem fragilidades, diz especialista

+ Futuros de suínos na China aumentam com menos porcos grandes enviados para abate

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suinocultura independente: cenário de preços melhora nesta quinta-feira (10)
Estabilidade ronda mercado de frango nesta quinta-feira (10)
Preços caminham em direções diferentes no mercado de suínos nesta quinta-feira (10)
Castrolanda traça planos para aumentar atuação da suinocultura
Suínos/Cepea: Médias voltam a cair em março, mas seguem acima das de um ano atrás
Altas para o mercado de suínos nesta quarta-feira (9)
undefined