Carne de frango: exportação por Unidade Federativa no primeiro quadrimestre de 2021
No primeiro quadrimestre de 2021, o quadro das Unidades Federativas (UFs) brasileiras que exportaram carne de frango no período permaneceu praticamente inalterado em relação a meses anteriores.
Isto significa dizer que as 10 primeiras UFs - Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal e Espírito Santo, ordenados segundo o volume embarcado - responderam por 99,55% do volume total, gerando 99,62% da receita cambial do setor. Ou seja: coube a quase 55% das 22 UFs exportadoras apenas 0,43% do volume e 0,36% da receita (cerca de 252 toneladas representando 0,2% do volume e da receita não tiveram a origem não declarada).
A despeito da participação modesta, continua chamando a atenção o avanço exportador da Região Norte: crescimento de mais de 400% no quadrimestre e um desempenho que a distancia ainda mais da Região Nordeste, a única a encerrar o período com decréscimo de volume (quase 10%) em relação aos quatro primeiros meses de 2020.
E, no caso da Região Norte, a Unidade Federativa mais relevante tem sido Roraima, cujos embarques já superaram os do Amazonas. Com isso, Roraima agora se encontra na 11ª posição, muito próxima do Espírito Santo.