Em abril a saca de milho atinge quase 90% do preço médio de comercialização dos ovos brancos

Publicado em 29/04/2021 08:54

O mercado de ovos abre o penúltimo dia de abril com valor idêntico ao recebido na abertura do mês, o que é extremamente importante considerando que o histórico apresenta sensível desvalorização nos últimos dias do mês.

O resultado é que abril apresenta um preço médio inferior, mas não muito distante de março e do recorde de fevereiro, significando um bom andamento. O problema é que o valor recebido permanece inferior ao custo de produção. E isso pode ser verificado na comparação com as matérias-primas básicas essenciais na composição da ração que alimenta o plantel de aves.

Acompanhamento efetuado pelo Ovosite tendo como base o histórico de abril dos últimos 20 anos aponta que o momento mais difícil vivenciado pelo produtor de ovos aconteceu em 2016 quando a pressão do milho impactou fortemente o custo de produção e trouxe grande ônus para os avicultores. Então, a representatividade da saca de milho atingiu quase 77% do valor de comercialização da caixa de ovos.

Entretanto, em 2021 a situação é ainda mais crítica para o produtor de ovos: o milho atinge quase 90% do valor recebido pelo avicultor na comercialização da caixa de ovos. Além disso, se constata forte incremento no Farelo de Soja, sem contar o aumento em outros itens que compõem o custo de produção.

Assim, o produtor de ovos precisa encontrar formas de melhorar margens de comercialização para minimizar os prejuízos e sobreviver a esse período difícil.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)