Para abordar os desafios referentes aos custos de produção, ABCS realizará Seminário de Mercado

Publicado em 28/04/2021 12:09

Na suinocultura os valores investidos na alimentação dos suínos, que é constituída majoritariamente por milho e farelo de soja, representam cerca de 75% de todos os custos de produção. O mercado tem acompanhado o crescente cenário de alta nos valores desses insumos desde o ano de 2020. Impactados por diversos fatores, entre eles a alta do dólar frente ao real e o crescimento das exportações de grãos, o milho e a soja têm batido recordes de preços, o que tem encarecido a produção de suínos e preocupado suinocultores. Pensando nesses desafios, a ABCS trouxe como proposta para o ano de 2021, a elaboração de um Seminário de Mercado. 

Com o nome “Mercado de Grãos: Caminhos para redução de custos de produção”, o seminário tem como objetivo sensibilizar e orientar os produtores e lideranças da suinocultura sobre a importância de atuar de forma estratégica e proativa na compra de insumos para ração, como questão fundamental da sustentabilidade do negócio. Para isso a ABCS preparou palestras com especialistas no mercado que vão mostrar como aumentar a rentabilidade dos produtores em um cenário cada vez mais competitivo. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a entidade busca auxiliar os produtores, para que eles possam se fortalecer no futuro. “Nosso público alvo são produtores de suínos independentes, integrados e cooperados que compram insumos para ração. Além de lideranças da suinocultura que poderão melhorar os mecanismos de gestão dos custos de insumos, visando aumentar a rentabilidade. O problema da suinocultura em relação a compra de insumos é cíclico e precisamos estar preparados.” 

O consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado, avalia que dada a importância dos custos de produção no orçamento geral da atividade, comprar bem os insumos é tão importante quanto obter produtividade na granja. “A compreensão da dinâmica do mercado de grãos e saber operar neste mercado de forma proativa e antecipada são pontos chave para se manter na atividade com margens financeiras que determinem a sustentabilidade econômica da granja.” Ele explica também que até um passado recente bastava se planejar para comprar os insumos na baixa, o que normalmente ocorria na época de colheita. “Porém, em função das mudanças do mercado nos últimos anos, está cada vez mais difícil adquirir o grão na ‘boca da colheitadeira’. É preciso conhecer a dinâmica do mercado de grãos e acompanhar sistematicamente os movimentos deste mercado com estratégias racionais de antecipação da compra. Este seminário, sem dúvida, trará ferramentas para o produtor independente gerir a compra dos insumos, com menos risco e mais eficácia.” 

Treinamentos

Os treinamentos serão divididos em palestra magna de abertura e quatro módulos e abordarão o papel da  Política Agrícola no crescimento e na sustentabilidade da agropecuária brasileira, o papel das instituições financeiras nas operações de crédito e no mercado futuro, leilões da Conab e ferramentas e estratégias para o suinocultor atuar no mercado futuro de grãos, com palestrantes convidados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Bolsa Brasileira de Mercadorias, Banco do Brasil, MB Agro e da empresa de desenvolvimento estratégico, Germinare Agro. 

A palestra de abertura, a se realizar no dia 11 de maio, contará com o especialista em mercado da MBAgro, Alexandre Mendonça de Barros, que falará sobre desafios para as cadeias consumidoras de milho e soja e a importância dos indicadores na tomada de decisão. O objetivo é mostrar para os participantes, de forma clara, que o mercado de grãos mudou e quais são os fatores nacionais e mundiais que influenciam hoje na formação de preço do milho e farelo de soja, ajudando assim o produtor de suínos a poder reduzir esse impacto no seu custo de produção.

Programação de eventos

11/05 – Palestra Magna com Alexandre Mendonça de Barros (Desafios para as cadeias consumidoras de milho e soja e a importância dos indicadores na tomada de decisão)

18/05 – Palestra com a equipe técnica da MAPA (O papel da Política Agrícola no crescimento e na sustentabilidade da agropecuária brasileira) 

25/05 – Palestra com as instituições financeiras (O papel das instituições financeiras nas operações de crédito e no mercado futuro)

01/06 – Palestra com representantes da CONAB (Leilões para você: um novo formato para a Conab atender o suinocultor 

08/06 -– Palestra com representantes de empresas que operam no mercado financeiro (Ferramentas e Estratégias para o suinocultor atuar no mercado futuro de grãos)

Inscreva-se! https://abcsagro.link/mercado 

Fonte: ABCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango brasileiro segue firme nos países árabes Frango brasileiro segue firme nos países árabes
Preço pago por tonelada da carne de frango exportada na terceira semana de abril segue 'patinando'
Faturamento com exportações de carne suína em 13 dias úteis chega a 83,94% do total de abril/24
Primeiro trimestre registra 13% de crescimento nas exportações da avicultura gaúcha
Cenário para avicultura de corte e suinocultura devem seguir favoráveis, apesar de custos mais altos com milho
Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango