Como foi, em 2020, a produção de carne de frango em 19 Unidades Federativas

Publicado em 24/03/2021 08:37

Os dados do IBGE relativos ao número de cabeças de frango abatidas em estabelecimentos inspecionados e à carne delas decorrente em 19 Unidades Federativas (seis delas, relacionadas ao pé da tabela abaixo, foram desidentificadas por conterem menos de três estabelecimentos inspecionados) mostram que em 2020 apenas quatro - Mato Grosso, Pará, Piauí e Maranhão – apresentaram redução no número de cabeças abatidas (a queda em Tocantins pode não ter ocorrido, pois a produção levantada se resumiu ao primeiro trimestre do ano, pois o estado passou a ter menos de três estabelecimentos inspecionados).

Já em relação à carne produzida, a queda envolve também os estados de Santa Catarina e Rio Grande do sul, onde o número de cabeças abatidas permaneceu em relativa estabilidade em relação a 2019 (aumento inferior a meio por cento). Como, porém, o volume de carne recuou, conclui-se que o peso médio dos frangos processados nos dois estados também apresentou regressão.

Sob esse aspecto, aliás, a queda no peso médio dos frangos abatidos no decorrer de 2020 atingiu pelo menos dois terços das unidades federativas listadas. Daí o recuo de 1,4% na média nacional. Em decorrência, ainda que o número de cabeças abatidas tenha aumentado mais de 3%, o volume de carne delas proveniente aumentou menos de 2%.

Pelos dados divulgados conclui-se que mais de 93% da carne de frango produzida em estabelecimentos sob inspeção provêm do Centro-Sul do País. A liderança isolada (e difícil de ser alcançada) continua com o Paraná, com quase um terço da produção nacional e um volume mais de 25% superior às produções somadas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango brasileiro segue firme nos países árabes Frango brasileiro segue firme nos países árabes
Preço pago por tonelada da carne de frango exportada na terceira semana de abril segue 'patinando' Preço pago por tonelada da carne de frango exportada na terceira semana de abril segue 'patinando'
Faturamento com exportações de carne suína em 13 dias úteis chega a 83,94% do total de abril/24
Primeiro trimestre registra 13% de crescimento nas exportações da avicultura gaúcha
Cenário para avicultura de corte e suinocultura devem seguir favoráveis, apesar de custos mais altos com milho
Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango