Cadeia de suínos promove discussão sobre os desafios do bem-estar animal
Nesta quinta-feira (11/03) às 18h será realizada a primeira edição deste ano do Projeto 5ª especial: “O encontro da Suinocultura Mineira”, evento capitaneado pela Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG) com o objetivo de levar informação de alta qualidade a cadeia suinícola mineira. O mesmo será transmitido pelo Youtube da entidade e tratará dos desafios do bem-estar animal. “Esse é um assunto complexo a todos nós suinocultores, a ASEMG tem recebido demandas dos produtores mineiros a respeito do tema e atendendo a estes pedidos convidados uma grande especialista no tema para nos elucidar”disse João Carlos Bretas Leite, presidente da ASEMG.
A primeira 5ª Especial de 2021 ocorrerá em homenagem ao Dia Nacional da Mulher que é comemorado no mês de março. Para falar sobre os desafios encontrados por elas em meio a cadeia produtiva suinícola foi convidado um time representativo de mulheres que movimentam a suinocultura nacional, sendo elas: Charli Ludtke diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS); Flávia Garrocho, médica veterinária da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN). A também médica veterinária Juliana Ribas que tem mestrado em nutrição animal, possui larga experiência em sistemas de produção de suínos, com foco em comportamento e bem-estar animal, manejo produtivo e reprodutivo. Atua como Gestora de Boas Práticas e Bem-Estar Animal na Agroceres PIC.
A suinocultora mineira Patrícia Morari, médica veterinária, gerente de marketing, diretora da Coosuiponte e presidente da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP) também fará parte do time bem como Paula Gomides, administradora de empresas e gerente geral da ASSUVAP e da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte).
A gestora executiva da ASEMG, Bianca Costa, que irá conduzir o evento afirma que; “ambos os temas são de suma importância. “Vamos tratar de um assunto técnico de grande impacto no dia a dia das granjas e de um tema que precisa ser discutido e repensado com urgência: o papel feminino no mercado de trabalho e sua representatividade na suinocultura. Tenho certeza que teremos uma 5ª Especial de alto nível e com debates importantes e inspiradores” disse.