Preços de suínos na Alemanha voltam a subir, já que exportações da UE substituem vendas perdidas da China

Publicado em 03/03/2021 14:03

Os preços dos suínos na Alemanha subiram novamente, já que as vendas dentro da UE ajudaram os mercados a se recuperar das proibições asiáticas de importação de carne suína alemã, disseram traders e fontes da indústria na quarta-feira.

Os preços dos suínos alemães subiram na quarta-feira para 1,40 euros por quilo de peso de abate de 1,30 euros na semana passada, disse a associação de criadores de animais alemães VEZG.

Os preços em meados de fevereiro subiram para 1,21 euros, com a recuperação dos mercados após as proibições de importação de carne suína alemã após a descoberta da peste suína africana (FSA) no país e após a redução da capacidade dos matadouros após surtos de coronavírus.

A China e outros países asiáticos proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o ASF foi encontrado em um javali no leste da Alemanha, e não em um animal de fazenda, causando queda nos preços dos suínos.

Isso levou a um deslocamento comercial, com outros países da UE aumentando as exportações para a China, enquanto as vendas alemãs para a Europa aumentaram.

“Há um bom volume de vendas de carne suína alemã para outras partes da UE, já que as exportações de outros países europeus para a China e outras partes da Ásia aumentam”, disse um trader. “A Espanha e a Dinamarca parecem estar fazendo grandes vendas para a Ásia depois que a Alemanha foi empurrada para fora do mercado e a Alemanha está preenchendo as lacunas na Europa”.

A capacidade reduzida dos matadouros alemães também fez com que os porcos fossem mantidos em fazendas por mais tempo do que o necessário nos meses anteriores, tornando-os grandes demais para o abate padronizado.

Os abatedouros e frigoríficos alemães tornaram-se os principais pontos da COVID-19 no ano passado, causando uma grande sacudida na indústria com a melhoria dos padrões de saúde, o que também reduziu a capacidade dos matadouros. Mas a capacidade está se recuperando.

“Os porcos para abate estão sendo procurados fortemente pelos matadouros”, disse a associação. “A oferta disponível parece escassa e só é capaz de atender à demanda.”

Os preços dos leitões alemães também subiram para 40 euros por animal, ante 35 euros na semana passada e 32,50 euros no início de fevereiro, disse a associação.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
undefined