Exportações europeias de carne de frango recuaram 4,5% em 2020

Publicado em 03/03/2021 10:31

Dados da Comissão Europeia (CE) apontam que em 2020 os 27 países integrantes do bloco (isto é, já excluído o Reino Unido) exportaram pouco mais de 1,7 milhão de toneladas de carne de frango, volume que correspondeu a uma redução de 4,5% sobre o total exportado em 2019.

Ainda de acordo com a CE, Gana, Filipinas, Ucrânia, República Democrática do Congo e Hong Kong (o primeiro e o último ex-colônias britânicas) foram os principais destinos externos da carne de frango da União exportada pela União Europeia.

Notar, de toda forma, que esses cinco importadores absorveram não mais que 44% do total exportado, isto significando que os restantes 56% estão pulverizados em volumes inferiores a 90 mil toneladas anuais.

No relatório que divulgou no final de 2020 projetando as tendências europeias das exportações de carne de frango na presente década, a CE observou que o setor vem se beneficiando da valorização de cortes específicos (por exemplo, asas para a Ásia; coxa/sobrecoxa para a África) e que, por isso, a queda atual no volume exportado será revertida e o incremento até 2030 será constante.

Sob esse aspecto, projeta-se crescimento da demanda nos atuais principais destinos do produto, estimando-se que a carne de frango deve ser a substituta da carne suína, com menor disponibilidade e, por isso, mais cara.

Como fatores negativos a CE aponta a redução da demanda por parte da Ucrânia e da China. Isto, sem contar as incertezas de recuperação global que permanecem com a Covid-19.

A análise da CE sobre as tendências do bloco nas exportações de carne de frango termina com a observação de que, “dada a forte concorrência do Brasil, a participação da UE nas exportações globais do produto deve sofrer ligeira redução na corrente d

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano