Desempenho do ovo, na granja, na 4ª semana de 2021
Na semana passada (4ª semana de 2021, 24 a 30 de janeiro) o mercado de ovos se mostrou retraído na ponta final do consumo varejista impondo certo desequilíbrio entre a disponibilidade existente na base de produção e a demanda pelo produto. Mesmo assim, os produtores de ovos brancos e vermelhos conseguiram sustentar os preços nos negócios realizados.
Com isso, em janeiro o preço médio da caixa de ovos brancos ficou em bom patamar, apresentando índice negativo de 10,7% na comparação com dezembro último, mas obtendo índice positivo de 31,3% em relação ao alcançado em janeiro do ano passado. O que não tem ajudado o setor são os altos preços pagos na aquisição do milho e farelo de soja.
A semana atual (5ª semana, 01 a 07 de fevereiro) se abre a novas possibilidades com a chegada de um novo mês e o início do restabelecimento gradativo do poder aquisitivo dos consumidores. Isso tende a dar novo alento aos negócios e a possibilidade de os produtores disputarem melhores condições de comercialização, pois os preços permanecem onerosos. No ano passado, o período foi marcado por reajustes.