Brasil puxa para baixo preço da carne de frango no mercado internacional

Publicado em 10/06/2020 08:24

Na qualidade de maior exportador mundial de carne de frango, o Brasil é, naturalmente, o principal formador de preços do produto no mercado internacional. Mas, como apontam dados da FAO, os preços brasileiros têm evoluído – em valores relativos - aquém dos apontados mensalmente pela Agência de Agricultura e Alimentação das Nações Unidas. E isso faz com que a média internacional seja puxada para baixo.

Tomando como parâmetro os preços médios mensais extraídos, internamente, da SECEX/ME e, internacionalmente, do Índice de Preços dos Alimentos da FAO (FFPI, na sigla em inglês), constata-se que nos últimos 113 meses (período iniciado em janeiro de 2001 e encerrado em maio passado - 9 anos e cinco meses) os preços brasileiros foram superiores aos da FAO em apenas 39 ocasiões (34,5% do total). Ou seja: em cerca de dois terços do período analisado os preços da carne de frango brasileira registraram evolução relativa de preço inferior ao do FPPI.

Embora em alguns momentos tenha chegado a ficar mais de 5% acima do resultado apontado pelo índice da FAO (por exemplo, 105,92% em dezembro de 2018), na média desses poucos mais de 10 anos, o preço registrado pelo produto brasileiro ficou cerca de 1% abaixo do FFPI.

Mas o oposto (e na mesma proporção) também tem sido registrado. E um dos piores resultados do período analisado ocorreu em maio passado, ocasião em que o valor médio da carne de frango in natura do Brasil ficou quase 5,5% aquém do apontado pela FAO em seu FFPI.

Notar, neste caso, que o índice apontado pela FAO para o mês de maio de 2020 corresponde ao menor resultado registrado desde janeiro de 2016. Já o índice extraído dos dados da SECEX/ME aponta que, no mês passado, o preço brasileiro retrocedeu ao menor nível da década.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade