Carne de frango: exportação de maio correspondeu ao maior volume em quase dois anos

Publicado em 10/06/2020 08:23

Os números consolidados da SECEX/ME englobando, além do produto in natura, também a carne salgada e os industrializados, apontam que os embarques de carne de frango de maio passado somaram 388.021 toneladas, resultado que correspondeu ao melhor resultado dos últimos 22 meses (em dois anos, o total exportado em maio só ficaram abaixo das 454.791 toneladas de julho de 2019).

Representando aumentos de 3,66% sobre o mesmo mês de 2019 e de 16,34% sobre o mês anterior, abril de 2020, o volume de maio faz com que o total acumulado no ano ultrapasse ligeiramente 1,725 milhão de toneladas, resultado quase 5% superior ao alcançado nos mesmos cinco meses de 2019.

Como, desde fevereiro, o preço médio obtido pelo produto no mercado internacional vem decrescendo continuamente – efeito da logística no período de pandemia e da alta disponibilidade do produto, minimizado internamente graças à forte valorização do dólar – a receita cambial do mês, embora quase 6% superior à do mês de abril/20, recuou perto de 18% em relação a maio de 2019, fazendo com que – pela primeira vez nos últimos 14 meses - o total acumulado no ano voltasse a ficar negativo em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste caso, a redução em relação ao acumulado entre janeiro e maio de 2019 chega aos 3,83%.

De toda forma, o acumulado em 12 meses – tanto em volume, quanto em receita – continua com resultado positivo. O volume é 2,66% superior e a receita cambial registra expansão de 1,81%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade