MPT do Paraná pede suspensão temporária de atividades de frigoríficos da Coopavel

Publicado em 08/06/2020 08:33
De acordo com o órgão, até sexta-feira (5), a cooperativa era a segunda empresa do ramo frigorífico do Estado do Paraná com mais casos confirmados de Covid-19, 118 no total

Na última sexta-feira (5), o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) ingressou com Ação Civil Pública pedindo o afastamento imediato de funcionários e terceirizados dos frigoríficos Friaves e Frisuínos, da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), por, no mínimo, 14 dias. Segundo o MPT-PR, o motivo para o pedido é o alto número de casos de Covid-19 entre os trabalhadores que, de acordo com relatórios técnicos produzidos pelos órgãos de fiscalização, estão relacionados a falhas na adoção de procedimentos de prevenção à disseminação da doença.

O MPT descreve no documento que a Cooperativa não estaria mantendo o distanciamento dos colaboradores de, no mínimo, 1m ombro a ombro nas linhas de produção e em áreas comuns, como vestiários. Além disso, a Coopavel não estaria promovendo a busca ativa de casos, monitoramento diário da saúde dos trabalhadores oi notificação imediata de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 à Secretaria de Saúde de Cascavel e do Estado do Paraná.

Entre os pedidos, está o afastamento de todos os funcionários por ao menos 14 dias e, a partir do 10º dia, a Cooperativa deve realizar testes para diagnosticar a doença nos colaboradores. Além disso, o MPT requer a disponibilização de equipamentos de peroteção individual aos funcionários, adequação do espaço de trabalho e implantação do distanciamento entre pessoas.

O órgão estipula multa diária de R$ 50 mil para cada pedido descumprido, e pede também à Justiça do Trabalho pagamento de indenização por dano moral coletivo em valor não inferior a R$ 4 milhões. 

A Coopavel foi procurada pelo Notícias Agrícolas para se pronunciar a respeito da situação, mas a assessoria de imprensa informou que não há um posicionamento.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia