Ovo x Milho: poder de compra do avicultor acompanha a média histórica no bimestre abril e maio
Em maio o preço médio recebido pela caixa de ovos brancos sofreu perda mensal de 10,3%, enquanto obteve índice expressivo de 48,4% em doze meses. A saca de milho, por sua vez, sofreu queda menos intensa, próxima de 5% em relação a abril. Entretanto, alcançou índice um pouco menor que o dos ovos em doze meses, de 43%.
Com o maior índice mensal negativo atingindo a caixa de ovos, a relação de troca entre os produtos foi desfavorável aos produtores de ovos que necessitaram de 10,2 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima em maio, enquanto em abril havia sido de 9,7 caixas. Mesmo assim, ainda foi levemente melhor que a relação verificada em maio do ano passado e da média histórica dos últimos 10 anos.
A destacar a visível estabilidade no quadrimestre fevereiro a maio, quando a média do período atingiu pouco mais de 10 caixas. Por ora, os preços praticados em ambos os mercados neste início de junho apresenta índice dentro dessa estabilidade verificada na relação entre os produtos.