Prefeitura de Caxias do Sul (RS) pedirá ao MP suspensão temporária de atividades em planta da JBS
Na manhã desta segunda-feira (1º) houve uma reunião entre a Secretaria Municipal de saúde de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com a diretoria da unidade da JBS, estabelecida no município, na área de Ana Rech, na qual ficou decidido que a pasta enviará relatório ao Ministério Público (MP) do Estado solicitando a suspensão temporária das atividades da planta. De acordo com a Prefeitura, entre as solicitações também constam a triagem e a testagem em massa de todos os funcionários da unidade fabril para detecção do coronavírus.
Para o responsável pela Secretaria de Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, mesmo com as medidas preventivas adotadas, não é possível "conter o surto sem parar a linha de produção".
Por isso, vamos encaminhar um documento ao Ministério Público sugerindo o fechamento da empresa. Precisamos identificar e isolar todos os funcionários e fazer testagem em massa para resolver a situação o mais breve possível. Queremos manter o diálogo, acreditamos que vocês estão interessados em nos ajudar, mas temos responsabilidade com toda a população de Caxias”.
Em nota, o Município informou que a diretoria da JBS apresentou as medidas que vêm sendo tomadas, como o distanciamento na linha de produção e no restaurante, barreiras físicas de acrílico nos postos de trabalho, higienização e desinfecção do espaço e a retirada de bancos, além da contratação de 20 fiscais que circulação pela empresa para verificar o cumprimento das ações.
A médica infectologista e diretora das Vigilâncias em Saúde, Andréa Dal Bó, fez um breve relato sobre a situação da empresa. “No dia 13 de maio tivemos o primeiro caso notificado de Covid. E no dia 20 começou o pico. Temos a esposa de um funcionário sem sintomas que está internada em enfermaria. O que estamos acompanhando agora é reflexo de 14 dias atrás”.
A Secretaria Municipal de Saúde irá monitorar a testagem de todos os funcionários e seus contactantes que ficará a cargo do frigorífico e fará o rastreio epidemiológico para auxiliar na contenção do surto.
O QUE DIZ A JBS
A JBS informa que desde o início da pandemia no Brasil tem se pautado pelo absoluto foco na saúde, segurança e proteção dos seus mais de 130 mil colaboradores.
A empresa vem atuando em conjunto com as autoridades públicas no enfrentamento à Covid-19 e adotou um rigoroso protocolo de prevenção seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde e também do protocolo dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia.
Adicionalmente, a JBS também conta com a consultoria clínica de especialistas do Hospital Albert Einstein e de médicos infectologistas que orientaram a empresa na definição das ações implantadas em suas unidades. Entre as ações adotadas, estão:
- Afastamento de todos os colaboradores do grupo de risco e também os que tenham indicação médica
- Monitorando integral de 100% dos colaboradores;
- Medição de temperatura antes do acesso às unidade;
- Ampliação da frota de transporte e demarcação de assentos garantindo distanciamento seguro entre os passageiros;
- Uso obrigatório de máscaras e dos demais equipamentos de proteção individual;
- Farta distribuição de álcool em gel e sanitizantes para higienização das mãos;
- Desinfecção geral, periódica e sistemática da unidade várias vezes ao dia;
- Sinalização e demarcação de lugares nos refeitórios, acessos e locais de descanso para coibir aglomerações e garantir o distanciamento seguro;
- Comunicação ostensiva sobre a medidas obrigatórias de higiene, cuidados, proteção e prevenção, entre outras ações.
A empresa esclarece que, de acordo com esse protocolo, tão logo teve a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em sua unidade de Ana Rech (RS), cumpriu com todas as medidas previstas, afastando os colaboradores conforme indicação médica e monitorando 100% da equipe da planta. Também foi realizada a desinfecção adicional e geral da unidade.