Frango vivo entra no mês de junho com valorização; em São Paulo e Minas Gerais

Publicado em 01/06/2020 08:34

Três altas consecutivas – todas de 10 centavos cada, nos três últimos dias de negócios de maio (dias 28, 29 e 30) – fazem com que o frango processado hoje no interior paulista entre no sexto mês do ano cotado a R$3,30/kg - curiosamente, mesmo valor registrado quase um ano atrás, na segunda quinzena de junho.

Em Minas Gerais o frango vivo também inicia o mês com idêntica cotação – R$3,30/kg – já que obteve novo reajuste de 10 centavos (o segundo da semana) na última sexta-feira, 29.

Em ambas as praças a cotação atual corresponde ao melhor resultado dos últimos dois meses e meio. Mas o que chama a atenção – embora represente pequeno detalhe – é que os ajustes obtidos em maio foram, todos, à razão de 10 (dez) centavos cada. Daí ocorrer uma pergunta: terá sido superada a “síndrome dos cinco centavos”, valor que vem marcando há anos (décadas?) os ajustes no setor?

Espera-se que sim. Pois ainda que os quatro reajustes obtidos no mês por produtores paulistas e mineiros esteja quase 14% acima do que foi registrado um mês antes, na mesma data, o valor ora registrado permanece aquém do alcançado um ano atrás, apresentando queda de 8,33% em São Paulo e de 5,71% em Minas Gerais. E – embora já dito, não custa repetir – continua insuficiente para cobrir o custo de produção.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia