Justiça do trabalho obriga Seara/JBS de Ipumirim (SC) a garantir distância de 1,5m entre funcionários

Publicado em 28/05/2020 17:02 e atualizado em 29/05/2020 07:08
TRT emitiu liminar que impõe o distanciamento, também obriga que a empresa aplique medidas de busca ativa da Covid-19 entre funcionários; planta está fechada desde o dia 18

A Justiça do Trabalho de Concórdia, em Santa Catarina, emitiu decisão liminar que obriga a unidade da Seara/JBS de Ipumirim a garantir o distanciamento entre os funcionários da planta em, no mínimo, 1,5m. A planta está com as atividades temporariamente suspensas desde o dia 18, após vistoria da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, que identificou graves irregularidades relacionadas, sobretudo, à ausência de distanciamento seguro entre os empregados na linha de produção e à inexistência de medidas efetivas de controle epidemiológico.

Conforme a decisão, a empresa deverá afastar todos os trabalhadores diagnosticados ou com suspeita de contaminação pela Covid-19, ainda que assintomáticos, sem prejuízo da remuneração, até a realização de exame específico, seguindo os protocolos das autoridades sanitárias ou pelo período mínimo de 14 dias. 

A medida também vale para os trabalhadores sintomáticos de síndrome gripal e aos que tenham tido contato direto com um trabalhador diagnosticado ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus em um raio mínimo de 1,5 metro, ainda que sem sintomas da doença.

O QUE DIZ A JBS

"A JBS informa que a saúde de seus colaboradores é sua prioridade absoluta. Desde o início da pandemia no Brasil, a empresa tem adotado um rigoroso protocolo para garantir a segurança e proteção dos seus colaboradores em suas unidades. Todas as ações e medidas adotadas seguem as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, além das recomendações dos governos estaduais e municipais. Adicionalmente, para apoiar na construção do seu protocolo, a JBS contratou a consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e do infectologista Adauto Castelo Filho. A empresa reitera sua confiança na segurança do seu protocolo para proteger seus colaboradores e informa que não irá comentar processos judiciais em andamento".

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia