Índia informa OIE sobre surto de peste suína africana

Publicado em 26/05/2020 08:27

A Índia informou a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) sobre o surto de peste suína africana (PSA) em Assam e Arunachal Pradesh em 21 de maio.

A OIE, com sede em Paris, é a organização intergovernamental responsável por melhorar a saúde animal em todo o mundo e é reconhecida como organização de referência pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e possui 182 países membros. A notificação do governo no domingo afirmou que a fonte do surto ou a origem da infecção era desconhecida ou inconclusiva.

De acordo com as informações fornecidas pelo secretário, departamento de criação e criação de animais, o Ministério das Pescas, criação e produção de leite, Atul Chaturvedi, no Nordeste, testemunhou o surto da doença em 26 de janeiro. Foram relatados à OIE 11 relatórios de surtos. Quatro surtos foram registrados em Arunachal Pradesh e sete em Assam.

A OIE havia declarado que é essencial que os países sejam transparentes sobre sua saúde animal.

O relatório mostrou 10.920 porcos infectados nos distritos afetados do estado e mortes de 3.701 porcos com 4199 casos. O relatório mostrou ainda uma taxa de mortalidade aparente devido à ASF em 33,89% e uma taxa aparente de mortalidade em 88,14%.

No entanto, o abate de todos os porcos infectados no raio de 1 km do epicentro estava em andamento. “O abate de todos os porcos suscetíveis no raio de 1 km do epicentro está em andamento. As informações serão enviadas em um relatório de acompanhamento. O vírus pertence ao genótipo II ”, diz a notificação.

 

Com informações de The Telegraph India

Fonte: The Telegraph India

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia