Ministro chinês recomenda que preço da carne suína não suba com a recuperação da produção de suínos
O preço da carne suína na China não sofrerá um aumento significativo, pois a produção de suínos está se recuperando gradualmente, disse uma autoridade sênior em 22 de maio.
Han Changfu, ministro da Agricultura e Assuntos Rurais, fez as observações à margem da terceira sessão do 13º Congresso Nacional do Povo, a legislatura nacional da China.
O preço médio no atacado da carne suína caiu ligeiramente por 13 semanas consecutivas, 23% abaixo do seu pico, o que equivale aproximadamente a uma redução de 12 yuans (cerca de US $ 1,69) por kg, disse Han.
O ministro disse que espera que a produção de suínos continue se recuperando à medida que o número de porcas reprodutoras e porcos vivos em estoque se recupere.
Ao falar sobre segurança alimentar, Han disse que a China não enfrentará uma crise alimentar. "O estoque atual de grãos da China é suficiente para alimentar todo o país por um ano", disse ele.
"A China registra colheitas de grãos abundantes há mais de uma década, com sua produção de grãos atingindo 664 bilhões de kg no ano passado, excedendo a marca de 650 bilhões de kg pelo quinto ano consecutivo", disse Han.
A área de terras cultivadas de alto padrão será aumentada em 5,33 milhões de hectares este ano, disse o ministro, observando que serão feitos esforços para garantir a produção estável de grãos em 2020.
Esforços serão feitos na prevenção de grandes doenças e pragas de plantas, acrescentou.