Cenoura: Oferta continua estável em maio
A expectativa quanto à oferta e às cotações da cenoura nas principais praças produtoras – com ênfase em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO) – é de cenário relativamente estável neste mês em relação a abril. O volume ofertado na roça tem sido equilibrado, apesar da crescente produtividade, devido ao clima mais favorável à produção (menor incidência de doenças, pragas e, consequentemente, de descartes).
O fator que limita o volume atualmente é o intervalo na colheita – reflexo do atraso no plantio das raízes que serão ofertadas neste mês –, tendo em vista as fortes chuvas em fevereiro, que dificultaram os trabalhos nas lavouras. Quanto ao preço médio de comercialização, na segunda semana de maio, foi de R$ 32,50/cx de 29 kg de "suja" – patamar que deve se estender até o fim do mês.
Colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea também esperam por uma possível (e gradual) melhora na demanda pelas raízes (incluindo, paulatinamente, as caixas das cenouras fora do padrão – 1A e G), devido à flexibilização das medidas de isolamento social em alguns municípios brasileiros, especialmente nos estados de MG, SC, PR e RS.